quarta-feira, 7 de julho de 2010

INTERNET: 11ª Conferência Anual do Word Internet Project [ Lisboa - ISCTE-IUL]


[ Realiza-se hoje, no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), Edifício II, Auditório B203, Lisboa, entre as 9 horas e as 17h30, a conferência anual do Word Internet Project, organizado pela UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) com o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e do Lisbon Internet and Networks Institute (LINI). "Mais de metade dos portugueses (55,4%) não usam a Internet, a maioria dos quais por falta de interesse ou porque não a sabem utilizar, segundo um inquérito que é divulgado hoje." De acordo com um estudo sobre o impacto da Internet na sociedade portuguesa, realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), apenas 44,6% dos portugueses utilizam esta ferramenta, apesar de se registar uma subida relativamente aos dados de 2008: 38,9%. Entre os que não utilizam a Internet, 47,5% têm 55 ou mais anos, enquanto a maior fatia dos que a usam, 61,9%, situa-se naturalmente entre os 15 e os 34 anos. Participaram neste inquérito 1 255 pessoas. As 696 que afirmaram não utilizar justificaram a resposta com o facto de não se interessarem pela Internet ou a considerarem pouco útil, 44,4%, ou pelo simples facto de não saberem utilizar a ferramenta (26,3%). Mais de 20% afirmam não ter um computador ou consideram o acesso à Internet demasiado caro. Do grupo de pessoas que não utilizam a Internet, mais de 50% acham que nunca vão começar a fazê-lo. As diferenças entre homens e mulheres são hoje mais reduzidas, conclui ainda o estudo. Em relação ao acesso à informação, 77% dos inquiridos consideram a televisão "importante" ou "muito importante", seguida dos jornais (55,6%). A Internet surge apenas em terceiro lugar, com 52,3%, à frente da rádio, com 50,6%. Em relação ao entretenimento, a televisão é novamente a primeira opção, enquanto a Internet é a última, com 23,9% dos inquiridos a considerarem "nada importante". Dos que utilizam a Internet, 56,5% fazem-no diariamente para consultar o email, 46,9 para usar sistemas de mensagens instântaneas. Nos últimos lugares surge a realização de chamadas, apontada por apenas 7%. Quanto a redes sociais, 25% dos inquiridos (315 pessoas) afirmaram estar registados em pelo menos uma, sendo que 75,6% apontaram o Hi5 e 70,2% o Facebook. ]
INFORMAÇÕES:
Este evento destina-se à comunidade académica e ao público em geral. A sessão é aberta a todos os interessados.
FONTES & VER+EM:
http://w3.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1612490&seccao=Tecnologia

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