segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Padre António Vieira: Igreja de S. Roque - Lançamento da Obra [12 de Novembro]

[ A Portugália Editora e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa têm a honra de convidar todos os interessados para o lançamento dos Livros: "A Pedra, A Estátua e a Montanha" - O V Império no Padre António Vieira do Prof. Paulo Borges e "Sermões de Santo António do Padre António Vieira" - Organização e introdução do Prof. Abreu Freire, no dia 12 de Novembro, pelas 18H30, na Igreja de S. Roque, no Largo Trindade Coelho em Lisboa, com a apresentação das Obras na Voz do Reverendo Padre António Vaz Pinto. O Grupo Pensar Real ~ Pensar Portugal, que irá estar presente no respectivo lançamento de um dos maiores escritores e pensador da Língua Portuguesa, faz questão de publicar o texto alusivo ao Sermão do Padre António Vieira aos Peixes, e que acompanha o convite:
"(...) A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo o contrário, era menos mal. (...)"
Padre António Vieira, Sermão de S. António aos Peixes - Sá da Costa Editora.
O Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Pe. António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos alegóricos aos vícios e derivadas fragilidades humanas. O texto foi escrito na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil e todo o sermão é uma alegoria, onde os "peixes" são a personificação dos homens.]
FONTES & VER+EM:

Sem comentários: