sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"O Sonho do Rei Dom Carlos": In Histórias d'ouvir e contar - Edição C. M. de Sesimbra



[ Hoje partilhamos o excerto de um conto para os mais pequenos que se centra nas ambições oceanógrafas do Rei Dom Carlos. Assinado pela bióloga marinha, Raquel Gaspar, o conto "O Sonho do Rei Dom Carlos" integra a compilação Histórias d’ouvir e contar…, editada pela Câmara Municipal de Sesimbra.

«Dom Carlos e o príncipe Alberto passaram muitos dias a falar sobre o mar. Ambos queriam descobrir como era o seu fundo. Imaginavam como seriam as fossas abissais. As fossas abissais são os sítios mais profundos do mar, têm uma forma parecida com a de um vale muito cavado. São tão fundas que a luz do sol não consegue lá chegar e também por isso eram sítios desconhecidos. Tinha sido há pouco tempo que os cientistas haviam descoberto existir vida a tais profundidades! Mas o rei sabia que os pescadores de Sesimbra já sabiam disto há muito tempo.
(…)
Se ele conseguisse descobrir que peixes lá viviam, com certeza encontraria criaturas fantásticas, desconhecidas para os cientistas. Se ele conseguisse saber como era o fundo do mar, poderia fazer um mapa com os seus altos e baixos, planícies e vales submarinos profundos.»

Raquel Gaspar, O Sonho do Rei Dom Carlos, in Histórias d’ouvir e contar…, Câmara Municipal de Sesimbra (2009) .
Raquel Gaspar, desempenha funções na Promoção das ciências da vida na educação durante a infância, para a Associação Viver a Ciência. É bióloga e contadora de histórias. Realizou um pós-doutoramento na VAC criando materiais pedagógicos para a infância baseados em histórias. É responsável pelo projecto Sair da Concha e autora dos livros pedagógicos "Caracol, caracol põe os pauzinhos ao sol" e "À descoberta das conchas da praia". É a responsável pedagógica do projecto Simbiontes e autora e co-ilustradora do livro "Os Amigos da Menina do Mar". Licenciada em Biologia e doutorada em Dinâmica Populacional e Conservação dos Roazes do Sado. ]

Sem comentários: