sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pintor Francisco Vieira: Cronologia da Faculdade de Belas Artes do Porto [2009]

[ O Movimento Pensar Real ~Pensar Portugal, não quer deixar de publicar neste Blog, esta breve cronologia que está disponível no Site da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobre Francisco Vieira, o Primeiro Pintor da Câmara e Corte, e lente da mesma Academia: Por Ordem de Sua Alteza Real.
"1800 - Francisco Vieira Portuense é nomeado para o cargo de Lente da Aula de Desenho.
1802 - Em edital de 10 de Junho, a Junta da Administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro anuncia para o dia 14 a abertura da Aula de Desenho. Dirigida pelo Lente Francisco Vieira, é instalada no Hospício dos religiosos de Santo António da província da Soledade, situado na Lameda da cidade do Porto (depois Cordoaria, hoje Campo dos Mártires da Pátria).
1802 - A 14 de Junho, conforme anunciado, Francisco Vieira profere o seu discurso de abertura da Aula de Desenho.
1802 - Em Novembro, Vieira ausenta-se do Porto sendo as aulas asseguradas pelo pai, Domingos Francisco Vieira, na qualidade de Lente Substituto, até Junho de 1803.
1803 - Publicação do “Discurso feito na abertura da Academia de Desenho na Cidade do Porto por Francisco Vieira Junior, Primeiro Pintor da Câmara e Corte, e lente da mesma Academia. Por Ordem de Sua Alteza Real”
1803 - A 1 de Outubro, Vieira é nomeado Director da Aula de Desenho por Carta Régia.
1805 - A 2 de Maio Vieira Portuense morre no Funchal para onde se deslocara no mês anterior por motivo de doença.
1779 - Por iniciativa da Junta da Administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro no Porto é criada a Aula Pública de Debuxo e Desenho por decreto de D. Maria I, de 27 de Novembro.
1906 - A Academia empresta obras do seu acervo para a realização da primeira grande exposição dedicada a Vieira Portuense, na comemoração do centenário do pintor."
]

SITE FACULDADE DAS BELAS ARTES DO PORTO:
http://cron.fba.up.pt/cron/personalidades_resultado.asp?personalidade=57&Submit=OK

Sem comentários: