terça-feira, 10 de agosto de 2010

RTP: Placa Evocativa do Regicídio no Roteiro Turistico da Cidade de Lisboa


[ Com o lema "São tesouros que não estão escondidos, mas que muitas vezes passam despercebidos", a RTP foi à procura das preciosidades da cidade de Lisboa, propondo um itinerário turistico. Pensar Real ~ Pensar Portugal congratula-se das referências Históricas e Arquitectónicas registadas à Praça do Terreiro do Paço, na reportagem realizada pela RTP que destaca e inscreve a Placa Evocativa do assassinato de S. M. El-Rei Dom Carlos I e do Príncipe Real Dom Luís Filipe (1 de Fevereiro de 1908), no roteiro turistico de Lisboa. ]
PLACA EVOCATIVA REGICÍDIO & INFORMAÇÕES:
Arte Pública- Lisboa Património Cultural
TRANSCRIÇÃO: "Neste local a 1 de Fevereiro de 1908, morreram pela pátria S. M. El-Rei Dom Carlos I e o Príncipe Real Dom Luís Filipe."
ACESSOS:
Autocarros – 36, 40, 44, 60, 91, 92, 706, 709, 711, 714, 732, 745, 759, 781, 790, 794
Metro: Linha Azul – Estação Praça do Comércio.
Barcos: Transtejo/Soflusa
LOCALIZAÇÂO:
Edifício do Terreiro do Paço, cunhal norte da ala poente, Terreiro do Paço, Freg. de S. Nicolau.
DESCRIÇÃO LISBOA PATRIMÓNIO CULTURAL:
"Esta placa evocativa provém da Real Associação de Lisboa realizada pela Câmara Municipal de Lisboa. Foi inaugurada no dia do Regicídio, data que fez 98 anos que foram assassinados o Rei D. Carlos I e o Príncipe Real D. Luís Filipe. Na cerimónia da sua inauguração estiveram presentes: o herdeiro da Casa Real Portuguesa, o Duque de Bragança D. Duarte Pio e do Presidente da Real Associação de Lisboa. Trata-se de um acontecimento marcante dentro da historiografia portuguesa contemporânea.
"

Sem comentários: