segunda-feira, 30 de junho de 2008

João Nunes Oliveira: Mensagem à Juventude!

[ Escrever para um público, seguramente tão diverso como é o deste "blog" não é tarefa fácil, no entanto, habituei-me ao longo de seis décadas a aceitar desafios, assumir as minhas ideias e tentar transmitir aos vindouros os princípios em que fui educado, são eles:- Amar Portugal e a sua (e minha) Família Real; Respeito pela palavra dada; Verticalidade nos actos; Perdoar e ajudar o meu semelhante! Não é fácil viver com estes princípios, num mundo cada vez mais individualista, em que é mais importante o "ter" que o "ser", mas, desde muito cedo optei e bem, pelos valores que defendo. Compete à Juventude de hoje, (é para ela que escrevo) optar pelos difíceis princípios que escolhi, ou integrar-se numa sociedade de vendidos e comprados. Ao optar por esta, a Juventude deixa de ter opinião, (porque foi comprada) sobre as coisas mais importantes que afligem Portugal, tais como: a Chefia do Estado, o Ambiente, o Património, a Qualidade de Vida, a Saúde, o Ensino, a Justiça, e.t.c. O meu avô materno, (trabalhador rural) foi o mentor desta minha forma de estar na vida, e, na sua condição de pouco letrado, dizia-me: "Tudo começa com uma faculdade que Deus deu ao homem; a curiosidade. Sem curiosidade, não se aprende, não se analisa, logo, não há opinião formada". Dizia-me ainda, para não levar muitos a sério os iluminados, nomeadamente, os que se dizem muito inteligentes, uma vez que a inteligência, tem como principal aplicação diária, combater a esperteza. E a vida diz-nos, que há mais espertos que inteligentes. Para terminar quero deixar mais um testemunho do meu grande professor, a todos os jovens do meu país. Dizia-me antes de me deixar: "A única mágoa com que parto, é não ver o meu Portugal com o meu Rei! "
Por mim, tudo farei para não partir com a mesma mágoa.
João Nunes Oliveira - Vice-Presidente da Real de Lisboa.]

Sem comentários: