segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Caminho Faz-se Caminhando: Programa RTP - Jornalista Clara Ferreira Alves.

[O Programa da RTP - "O Caminho Faz-se Caminhando" -, é um espaço descontraído de análise, de marcação e antecipação da agenda internacional. A reflexão sobre os grandes acontecimentos da actualidade. Os temas que marcam o mundo. É a sinopse apresentada na sua grelha de Programação Online.
Neste programa da RTP, Mário Soares numa visita guiada à Assembleia da República conduzida pela jornalista Clara Ferreira Alves, elogiou alguns símbolos e figuras grandes da História e da Monarquia e, em particular referiu-se ao Rei D. Luís I, quando no parlamento em frente ao Retrato do Monarca, registaram a imagem da referida Obra no contexto da sua entrevista. Afirmou ainda, que preferia muito mais que houvesse uma Monarquia Constitucional, do que a Ditadura do Estado Novo. Para Mário Soares, o período de Salazar não devia ser considerado um Regime Repúblicano! Assim sendo, é caso para se deixar a seguinte pergunta no ar:
- "O Estado Novo não era uma República? Seguindo o raciocínio de Mário Soares, então quando é que deverá ser agendada a data das comemorações do Centenário da República? É que feitas essas contas, só daqui a mais de cinquenta anos é que se deveria calendarizar a evocação aos 100 Anos da República. Então, 2060 será a data provável dessas comemorações!...]
Ver Entrevista ONLINE em:
http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=23123&idpod=11386

Sem comentários: