quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Famalicão: Comemorações dos 300 Anos da Morte de Tomás Pereira [ 19 a 24 Dez]

COMEMORAÇÃO DOS 300 ANOS DA MORTE DE TOMÁS PEREIRA (1645 - 1708).
Programação: 19 a 24 de Dezembro de 2008 -
Vila Nova de Famalicão, Portugal.
19 de Dezembro (Sexta-feira)
21h30 Conferência: "A Vida e Obra de Tomás Pereira" pelo Prof. Luís Miguel Carolino (Museu da Ciência da Universidade de Lisboa). Local: Auditório do Centro de Estudos Camilianos - Seide S. Miguel
20 de Dezembro (Sábado)
10h00 - Inauguração da exposição "As Viagens Marítimas da China" em colaboração com o Observatório da China, Ministério da Cultura da R.P. da China, Embaixada da China em Portugal e da União das Cidades de Lingua Portuguesa. Dança do Leão e demonstração de Kung-Fu pela Associação Desportiva - Escola de Wushu Jing-She de Vila Nova de Famalicão. Neste evento a Jing-She apresentará a Dança do Leão (Mou Si), através do Choy Chang - ritual tradicional do folclore chinês encarado como um pedido de protecção formal - que pretende trazer boa sorte e fortuna para a cerimónia de inauguração. Para finalizar a abertura do evento, serão apresentadas forma (TaoLu) de mãos nuas e com armas, de alguns estilos praticados no Wushu. Local: Átrio da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
10h30 - Projecção do Filme "Imagens da China". O Ministério da R.P. da China apresenta imagens da civilização chinesa (paisagens, vida rural e urbana, tradições sócio-culturais, economia).
11h00 - Conferência com Carlos Frescata "A China, Ontem e Hoje I - A China e o Mundo no Século XXI, Novos desafios ambientais ".
15h00 - Projecção do filme "1405 - 1433: The Great Voyage of Zheng He". O Ministério da R.P. da China apresenta um documentário realizado por Ding Wei e Li Xin (Produção Shangai New Culture Broadcast e TV Production Co Ltd)
15h30 - Conferência "A China, Ontem e Hoje II".
. Dr. Rui D'Ávila Lourido, Presidente do Observatório da China, "Novos mares, Novas terras, Novas Gentes: As Rotas da Seda".
. Dr. João Canuto, Sinólogo docente da Universidade Católica do Porto, "As Origens, Os Desafios e o Papel da Língua Chinesa no Mundo e em Portugal"
. Sr. Y Ping Show, Presidente da Liga dos Chineses em Portugal, "O desenvolvimento da comunidade chinesa em Portugal".
18h00 - Projecção do documentário "Voltar a A-má Gao, Ponte entre uma fuga e um regresso" (Cinemateca, Fevereiro 2007). Local: Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
21h30 - Concerto Sinfónico pela orquestra ARTAVE - CCM, Centro de Cultura Musical. Local: Grande Auditório da Casa das Artes
23 de Dezembro (Terça-feira)
21h00 - Concerto de Homenagem a Tomás Pereira P/ Grupo Vox Angelis . Local: Igreja Paroquial de Vale S. Martinho.
24 de Dezembro (Quarta-feira)
11h00 - Missa na Igreja de Vale S. Martinho. Colocação de uma coroa de flores junto ao Monumento de Tomás Pereira .
FONTES &VER+EM:

Sem comentários: