quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Paul Grote e "O Herdeiro do Vinho do Porto": Portugal na trama de um Romance

[ A cidade do Porto e o Norte de Portugal foram os cenários escolhidos pelo escritor alemão Paul Grote para o seu mais recente romance criminal, intitulado «Der Portwein-Erbe (O Herdeiro do Vinho do Porto)». A Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte (ADETURN), referiu à imprensa que a escolha da zona para palco do romance «é sinónimo do excelente trabalho que tem sido efectuado na promoção da marca». Segundo a Associação, Paul Grote iniciou agora um ciclo de 20 sessões de leitura e apresentação da obra em várias cidades alemãs, que têm como ponto de partida a exposição dos motivos que o levaram a redigir um romance criminal sobre o Porto e o Norte de Portugal. A primeira sessão decorreu em Berlim, onde Grote «destacou o imenso valor turístico do Porto e Norte de Portugal e a importância que o sector vinícola assume na economia e cultura da região», refere a Associação. Posteriormente, e ao longo de três partes, o autor procedeu à leitura de algumas passagens da obra. A Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte associa-se a esta iniciativa, apresentando, no final de cada evento, material promocional de carácter turístico sobre o Porto e o Norte de Portugal. «Entre os produtos distribuídos, o destaque recai num desdobrável, produzido com o apoio da Associação, que proporciona a todos os presentes, e mediante sorteio, a possibilidade de ganharem uma viagem à região do Porto e Norte de Portugal com o autor e com uma equipa de reportagem que vai documentar a viagem», refere um comunicado. As acções de leitura prolongam-se até ao próximo mês de Março e decorrem em livrarias e garrafeiras de cerca de vinte cidades alemãs. Para o presidente da Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte, Jorge Osório, «a escolha da região para palco do romance é sinónimo do excelente trabalho que tem sido efectuado na promoção da marca». A intervenção dos artistas que nas suas diversas áreas culturais vêm a desenvolver o seu trabalho numa determinada região, incluindo-a na sua mostra final, é desde sempre: a melhor estratégia e campanha de promoção turística cultural para as regiões dos Países que os acolhem e os representam.]
FONTES & VER+EM:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=362983&page=1

Sem comentários: