quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Capela do Rei: Reabertura da Igreja onde o Primeiro Rei de Portugal foi baptizado

[ Reza a história que o Rei Dom Afonso Henriques ( 25 de Julho de 1109 ~ 6 de Dezembro de 1185) foi baptizado na Igreja de S. Miguel, em Guimarães, próxima do Castelo. A Igreja de S. Miguel, junto ao Castelo de Guimarães, reabriu ao público ontem, quarta-feira, depois de mais de oito meses de obras de restauro. Este monumento, integrado na Colina Sagrada, onde pontificam o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, é uma pequena igreja de estilo românico, onde supostamente o Rei Dom Afonso Henriques terá sido baptizado. É precisamente devido a este facto que o templo é conhecido por ‘Capela do Rei’. Segundo a directora do Paço dos Duques de Bragança, Conceição Marques, "para além das obras de recuperação, nomeadamente ao nível do telhado, houve também a preocupação de efectuar trabalhos para acautelar as várias infiltrações de água". Conceição Marques realçou ainda que agora a Igreja de S. Miguel tem também as peças devidamente identificadas, de forma a orientar os turistas que diariamente ali se dirigem. A capela vai contar também com as duas imagens medievais que há cerca de um mês foram roubadas e, pouco tempo depois, recuperadas pela Polícia Judiciária de Braga. Para assinalar a reabertura da Capela do Rei ao público, as cerimónias foram acompanhadas com um momento musical, pela Academia de Música Valentim Moreira de Sá, seguindo-se de uma visita guiada.
OUTROS DADOS ~ NOVE SÉCULOS:
A Igreja de S. Miguel terá sido construída nos primeiros anos do século XII, pouco tempo depois de ter sido fundado o Condado Portucalense.
PATRIMÓNIO MUNDIAL
A chamada Colina Sagrada, constituída pelo Castelo, pela Igreja de S. Miguel e pelo Paço dos Duques de Bragança, foi classificada pela UNESCO, a par do Centro Histórico de Guimarães, Património Mundial.
MILHARES DE TURISTAS
Este espaço histórico atrai todos os dias milhares de turistas, sendo um dos locais mais visitados de Portugal.
FONTES & VER+ EM:

Sem comentários: