sexta-feira, 4 de julho de 2008

Rainha Santa Isabel: Rainha da Paz.

[Filha do rei de Aragão e esposa d' El-Rey D. Dinis, a Rainha Santa Isabel- Rainha da Paz-, deu ao Rei de Portugal dois filhos: Constância, futura Rainha de Castela e Afonso, herdeiro do trono de Portugal. Conta-se que, no ano de 1333, em Portugal, houve uma fome terrível, e para aliviar a situação de fome, a Rainha Santa Isabel empenhou suas jóias e mantinha o costume de distribuir pão aos pobres. Num desses dias de distribuição, apareceu inesperadamente o Rei D. Diniz e a Rainha temendo a censura, escondeu os pães no regaço. O Rei percebendo o gesto, perguntou surpreso: - Que tendes em seu regaço? A rainha, erguendo o pensamento ao Senhor, disse em voz trêmula: - São rosas, senhor. O rei replicou: - Rosas em janeiro? Deixai que as veja e aspire seu perfume. Santa Isabel abriu os braços e no chão caíram rosas. O Rei D.Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: Milagre, milagre! Após a morte do Rei, a Rainha Santa Isabel, fez-se terciária Franciscana e pede a admissão no Convento das Religiosas de Santa Clara, em Coímbra, onde viveu o resto da vida em pobreza voluntária, dedicada aos exercícios de piedade, peregrinações e de mortificações. A Rainha Santa Isabel morreu em 1336, aos 65 anos.Trezentos anos depois da morte foi-lhe o corpo encontrado sem sinal de corrupção, exalando perfume deliciosíssimo. A Rainha Santa Isabel foi canonizada pelo Papa Urbano VIII, no ano de 1625.
A Ordem Real de Santa Isabel é uma ordem honorífica dinástica portuguesa, cuja Grã-Mestra é a Duquesa de Bragança:
"A Ordem foi instituída em 4 de Novembro de 1801 pelo Príncipe Regente D. João, que atribuiu o grão-mestrado da mesma ordem à sua mulher, D. Carlota Joaquina. Tratando-se de uma obra exclusivamente feminina, o seu objectivo é distinguir senhoras católicas, num número limitado de vinte e seis damas. Durante a Monarquia as rainhas/Grã-Mestras desta Ordem, além das senhoras distinguidas pelos objectivos desta ordem (na sua maioria pertencentes à nobreza), agraciaram também Rainhas católicas estrangeiras. Com a proclamação da república, em 1910, a ordem foi extinta pelo Governo Provisório. D. Augusta Vitória, esposa de D. Manuel II, ainda que no exílio, utilizou a insígnia de Grã-Mestra. Após algumas décadas de inactividade, a ordem foi recentemente reactivada, com o estatuto de ordem dinástica da Família Real Portuguesa, sendo actualmente Grã-Mestra a Duquesa de Bragança (D. Isabel de Herédia), que costuma agraciar novas damas da Ordem, na festa da Rainha Santa Isabel (no dia 4 de Julho dos anos pares), em Coimbra."

Também nós no Séc.XXI, temos a nossa Santa Isabel, S.A.R. a Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança, Nossa Rainha Senhora Nossa. Não é por acaso que neste dia 4 de Julho, a Juventude Monárquica escolheu para o seu encontro em "Festa", dia que é tão significativo e emblemático na dos Monárquicos e dos Portugueses.
Viva a Duquesa de Bragança,
Viva a Rainha,
Viva Portugal!...]
VER FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Real_de_Santa_Isabel
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3469.pdf
http://alunos.lis.ulusiada.pt/11097198/historia.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Isabel_de_Arag%C3%A3o,_Rainha_de_Portugal

1 comentário:

Maria Menezes disse...

Entrei aqui para informar aos "bloguistas reais" da RAL que o meu URL mudou visto o anterior estar ocupado por brasileiros. Portanto a partir de agora passa a ser:

http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com


Saudações Monárquicas!

A.Menezes