sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nicolau II: 1º Lugar na História da Rússia.

[À frente de Estaline e Lenine, numa sondagem realizada pela Televisão Estatal Russa Rossiya, o Czar Nicolau II, foi selecionado pelo Povo como: O Maior Russo da História. Foi em Ekaterinburgo, a cidade dos Urais onde os bolcheviques - no poder desde a Revolução de 1917- assasinaram o Czar e a Família Imperial. Nas Comemorações dos 90 anos da morte do Czar e da Família Imperial, foi celebrada uma missa nocturna, onde os peregrinos reunidos em Ekaterinburgo, tinham ainda a intenção de percorrer 18 quilómetros a pé até à mina onde os Romanov foram mortos. Os sentimentos dos russos em relação a Nicolau II evoluíram bastante desde o desmantelamento da União Soviética em 1991. Sobre o último Czar da Rússia pode-se ler na Wikipédia o seguinte:
"Nicolau II Romanov, (russo Николáй Алексáндрович Ромáнов, Nikolaj Aleksandrovitch Romanov) nasceu no Palácio de Catarina, próximo a São Petersburgo, em 18 de maio (6 de maio no calendário juliano) de 1868. Filho de Alexandre III, foi o último czar da Rússia. Governou desde a morte do pai, em 1 de Novembro de 1894, até à sua abdicação em 15 de Março de 1917, tendo sido morto com toda a família imperial russa na cidade de Ecaterimburgo, em 1918, durante a Revolução Russa.Com a tomada do poder pelo partido bolchevique de Lenin, a família foi enviada a Ecaterimburgo (no oblast de Sverdlovsk), nos montes Urais. A aproximação das forças brancas (monárquicas, contra-revolucionárias) induziu os novos governantes a apressarem o assassinato do tsar e de sua família no período da guerra civil (1918). O tsar, a tsarina, o tsarevitch e as quatro grã-duquesas, além do médico da família e três criados foram assassinados no porão da casa Ipatiev, na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918, em Ecaterimburgo por um pelotão bolchevique liderado por Jacob Iurovski e Jakov Sverdlov. Nicolau e a esposa foram mortos a tiros, já suas filhas foram mortas a baionetadas. Em 1992, os restos mortais dos membros da família, que haviam sido jogados num poço, foram descobertos por arqueólogos russos e, em 1998, sepultados na catedral de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo. "
Certamente a reabilitação da Monarquia e da Família Real Russa far-se-á em breve.
A frase "O Czar de Todas as Rússias", ainda tem um grande peso Histórico, é o que se pode ler, através da recente sondagem realizada pelos Media russos, em que o Povo destacou o Czar Nicolau II, como a Figura mais Popular e Importante de toda a História da Rússia. Perante a popularidade destacada, os actuais sentimentos do Povo Russo, e sobre as Comemorações dos 90 Anos da Morte do Czar Nicolau II e da Família Real da Rússia, o Presidente Dmitri Medvedev não comentou com nenhuma agência de informação os actuais factos.]
FONTES VER EM:

1 comentário:

Unknown disse...

achei que resumo era uma coisa pequena; que saco, resumeeeeee...
mas meus parabéns, o TEXTO está óóótimo...