sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Concerto de Angariação de Fundos: Igreja do Sacramento - Baixa Chiado em Lisboa [Hoje]

[ A Banda Filarmónica da G.N.R. irá realizar hoje, dia 24 de Outubro às 21H30, um concerto de angariação de fundos para as obras de restauro na Igreja do Sacramento, nas Ruínas do Carmo, em Lisboa. "A igreja tem várias infiltrações, e há que cuidar antes que já não se possa fazer mais nada que não seja lamentar. O que está degradado, mais degradado fica, e é uma espécie de bola de neve", disse à Lusa o músico José Campos e Sousa, da associação O Sino da Minha Aldeia, que organiza esta iniciativa. A igreja, na calçada do mesmo nome que liga a Rua Garrett ao Largo do Carmo, foi reconstruída após o terramoto de 1755 e é "a única em Lisboa virada para poente", assinalou o cónego Armando Duarte, prior das paróquias do Sacramento e Mártires". "Não se pode esperar tudo do Estado e deixar cair as coisas", disse Campos e Sousa, segundo o qual a Igreja do Sacramento, com pinturas de Pedro Alexandrino, não está classificada como património nacional, nem pertence ao Patriarcado de Lisboa. "A igreja é propriedade da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que não tem dinheiro para o seu restauro", explicou. Segundo a mesma fonte, a estimativa dos custos do projecto, que inclui a limpeza das imagens e o restauro artístico, é de 1.400.000 euros. O concerto de hoje à noite pela Banda Filarmónica da G.N.R. é uma primeira iniciativa, referiu. "Há outras ideias, como uma Noite de Fados e a doação de peças de arte para um leilão", acrescentou. A banda, dirigida pelo maestro capitão João Afonso, interpretará as peças "Semiramis" de Rossini, "Pangea", de Carlos Amarelinho, e "Poème du feu", de Ida Gotkovsky.
Pensar Real~Pensar Portugal faz um apelo a todos aqueles que queiram comparecer e contribuir para tão grande causa. Publicamos a nota enviada para a nossa sede, do músico e Monárquico da primeira linha, José Campos e Sousa:
"Estamos a desenvolver os maiores esforços para encher o Convento. Ficará cheio se vierem 500 pessoas. – Nem sequer é muito. O acto é de solidariedade e, pasme-se, de militância religiosa! Como se Portugal pudesse existir há quase 900 anos, sem o enorme e inegável contributo da Igreja … em todos os campos! Apelo a todos para aparecerem. O Vosso contributo presencial é tão ou mais importante que o Vosso contributo monetário".
Contribuam para esta causa através da Conta Bancária:
Padre Armando Manuel Duarte (Sino da Minha Aldeia)
Conta Nº: 0033 0000 4536 5577 891 05
Para os que estão no estrangeiro:
IBAN: PT 50 0033 0000 4536 5577 891 05
Um abraço
José Campos e Sousa

(Sino da Minha Aldeia)
Destaque de Imprensa:

Sem comentários: