segunda-feira, 19 de maio de 2008

Galegos descem à rua em defesa da Língua.

[ Galegos descem à rua em Defesa da Língua, segurando um grande cartaz com o seguinte lema: " Pelo direito de vivermos em Galego". Ontem dia 19 de Maio, em Santiago de Compostela mais de 25 Mil pessoas defendem que o Galego se confunde com o Português, mantendo as suas especifidades, e queixando-se de "Brutal imposição do Castelhano!"
A salientar que a Junta da Galiza é liderada por uma coligação formada pelo PSOE, partido que detém a maioria, e pelo Bloco Nacionalista Galego (BNG), que recentemente reclamou no Parlamento, em Madrid, a tomada de medidas para que as rádios e as televisões portuguesas passem a transmitir para a Galiza!
Alexandre Banhos Campos, um dos principais mentores desta manifestação de domingo, em entrevista à LUSA disse que «O que nós exigimos, acima de tudo, é o reconhecimento da condição internacional da nossa língua, que é falada por centenas de milhões de pessoas no mundo, quer como língua nativa, como é o caso dos galegos, quer como língua oficial de oito Estados»
«A nossa língua não é regional nem dialectal, mas sim internacional. O galego é o português da Galiza, e o que nós queremos é que o galego se confunda com o português, mantendo, obviamente, as suas especificidades próprias», acrescentou. A manifestação surge numa altura em que, segundo Alexandre Banhos Campo, "o português da Galiza está numa situação muito difícil".
Também nós Portugueses, devemos defender a nossa Língua e por isso defendo que haja uma maior reflexão sobre o acordo Ortográfico. Está na Internet um manifesto solicitando a suspensão do Acordo Ortográfico (que pode ser aprovado dentro de 12 dias na A.R.), para reflexão mais atenta. O documento foi elaborado por Vitorino Magalhães Godinho, Vasco Graça Moura e o linguista António Emiliano, e logo assinado por Eduardo Lourenço, Vítor Aguiar e Silva, Luís Fagundes Duarte, entre outros.
"A Nossa Língua é Internacional", é imagem Cartaz da Campanha, impulsionada pela AGAL na Internet, como manifesto para que, além de pessoas da Galiza, cheguem a um bom número de apoios solidários de Portugal, do Brasil, da França ou da República do Uruguai, entre outras zonas do planeta. ]

A Nossa Língua é Internacional

A Nossa Língua é Internacional

Sem comentários: