terça-feira, 27 de maio de 2008

Reis da Noruega em Portugal.

[ Hoje, frente à Torre de Belém, atraca o Iate Norge, escoltado por navios da Marinha Portuguesa e barcos de Recreio, honrando os Reis da Noruega e a respectiva comitiva oficial que os acompanha para uma visita de Estado a Portugal, agendada entre 27 e 29 de Maio. Após o desembarque e das Honras Militares, os Reis da Noruega depõem uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões no Mosteiro dos Jerónimos. Já no Palácio de Belém, após a assinatura do Livro de Honra e troca de Presentes e Condecorações, será oferecido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, um Banquete em sua honra, no Palácio da Ajuda. No programa oficial estão previstos encontros com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, visitas a museus, teatros e intervenções em seminários económicos. A primeira visita dos reis da Noruega a Portugal termina, quinta-feira, na cidade do Porto.
O Rei Harald é detentor da Grã Cruz da Ordem de Aviz e do Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

"A Família Real Norueguesa pertence à Casa dos Glucksburg. O Rei Harald V da Noruega nasceu em Asker (perto de Oslo), a 21 de Fevereiro de 1937. Como bisneto do Rei Eduardo VII do Reino Unido ocupa o 62º lugar na linha de sucessão ao trono britânico. Sucedeu ao trono, após a morte do pai, Rei Olavo V, a 17 de Janeiro de 1991. Foi coroado a 23 de Junho de 2001: “Consecration of the King is a thousand-year-old tradition in Norway.The ceremony is a solemn, ecclesiastical blessing of the King in the performance of his royal duties. In more recent times the Queen has been consecrated as well”. A Noruega é uma monarquia constitucional. Isto significa que o Rei é formalmente o Chefe de Estado, mas o seu papel é maioritariamente representativo. O poder legislativo e executivo é escolhido através de eleições.O Rei é o Chefe Formal da Igreja da Noruega (artigo 4º da Constituição), bem como das Forças Armadas (Artigo 25º da Constituição). O Artigo 6º da Constituição define a linha de sucessão ao trono norueguês que presentemente é a seguinte:
1. Sua Alteza Real o Princípe Herdeiro Haakon/ 2. Sua Alteza Real a Princesa Ingrid Alexandra/ 3. Sua Alteza o Principe Sverre Magnus/ 4. Sua Alteza a Princesa Märtha Louise/ 5. Maud Angelica Behn/ 6. Leah Isadora Behn". FONTE: http://www.kongehuset.no
Também Portugal tem um Príncipe herdeiro dos Reis de Portugal, da tradição e da História, que por vezes o regime que nos governa ignora. Nas visitas de Estado Reais, SS.AA.RR. os Duques de Bragança, deveriam ter um papel mais participativo nestas visitas de Estado. Ricardo Abranches, lembra ainda que Portugal também tem um REI: Dom Duarte Pio de Bragança!
O Programa Oficial está no SITE do Ministério dos Negócios Estrangeiros:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/noticias/200805231230.htm

Sem comentários: