domingo, 18 de maio de 2008

Igrejas: Fé, história e arte de mãos dadas.

[ O Presidente da Juventude Monárquica de Lisboa, Joel Moedas Miguel, é um dos animadores dos Itinerários da Fé. Tudo começou em 2006, com um grupo de cristãos que se juntou na Igreja da Sé, simulando o percurso piloto, do projecto cultural: "Itinerários da Fé". Traçada a rota em duas colinas de Lisboa, de bloco na mão e afinado o tempo, a missão visava integrar as Igrejas numa visita guiada. Entre amigos, artistas, historiadores e orientadores religiosos, que faziam de público interessado, alinhavam-se os conteúdos para os futuros animadores do projecto. Foi assim que resultaram os quatro percursos pedestres pelas Igrejas de Lisboa que se realizam aos Sábados e que prometem revelar os segredos das igrejas da capital. No primeiro sábado de cada mês decorre o Circuito da Baixa, com início na Sé, às 10.00. No sábado seguinte, percorrem-se as igrejas do Castelo/Alfama, com início na Igreja de Santa Cruz do Castelo. O terceiro sábado do mês está reservado para o itinerário do Chiado, ficando o último sábado destinado às igrejas da Graça/Alfama, com ponto de encontro marcado junto ao miradouro, na Igreja da Graça.
A Real de Lisboa, orgulha-se do trabalho desenvolvido por Joel Moedas Miguel e Madalena Filipe, membros da Juventude Monárquica de Lisboa, nesta iniciativa de divulgação do nosso património arquitectónico e de herança espiritual, testemunhos da comunidade cristã, que são em si um tesouro vivo na História de Portugal.
As visitas custam 3 euros por pessoa e são organizadas para grupos entre 15 e 25 pessoas. A marcação requer inscrição prévia, junto dos serviços da Igreja de São Nicolau. Os museus não estão incluídos nesta iniciativa.
Marcação: 21 887 9549 - Madalena Filipe.]

Sem comentários: