Turismo Cultural: "Sabores & Saberes" - Gastronomia e Artes Tradicionais em Chaves
[ O "Presunto de Chaves" que chegava às Mesas Reais desde o início do século XVIII, está em destaque até 1 de Fevereiro, em mais uma edição do evento “Sabores e Saberes de Chaves”, promovido pela Câmara Municipal de Chaves e que se realiza no Pavilhão Gimnodesportivo. O certame conta com 61 expositores, mais 20 do que ano passado. O Festival Gastronómico realça uma verdadeira montra regional: os Pasteís de Caves; o Fumeiro; o Presunto; o Fular; o Mel ; a Batata Agro-Biológica; os Produtos Hortículas; o Pão de Centeio; o Vinho, entre outros. O objectivo é levar os produtos locais e regionais a todo o País e lançar a cultura gastronómica a nível internacional. Desde 2004, a autarquia flaviense tem vindo a desenvolver, com base no Plano Municipal de Combate à Desertificação Rural, uma série de políticas que visam a inversão do fenómeno da desertificação humana, no território rural concelhio, assentes na exploração e valorização dos recursos naturais locais e no reconhecido património gastronómico, cultural, paisagístico e arquitectónico. Através da valorização e protecção dos produtos tradicionais agro-alimentares considerados como genuínos e representativos no Concelho e do incentivo à criação de micro-empresas, com particular destaque para as “cozinhas tradicionais”, a Câmara tem paulatinamente lançando os alicerces para a concretização de iniciativas empresariais, em pequena escala. O Certame “Sabores e Saberes de Chaves” representa a etapa fulcral de todo o projecto, que é a promoção dos produtos fabricados. Esta iniciativa é dirigida aos consumidores (locais/regionais, nacionais e espanhóis) que habitualmente compram produtos tradicionais de reconhecida qualidade e que apreciam eventos com bons momentos de animação e lazer. A edição de 2009 vem confirmar que este evento encerra em si não só a promoção e valorização dos produtos locais, como começa a ser, pela crescente agregação de outros sectores de actividade, e pelo incremento de estabelecimentos e indústrias com base nas produções locais a laborar na área do concelho, um importante motor do desenvolvimento económico local. O Movimento Pensar Real ~ Pensar Portugal brinda esta iniciativa que pretende demonstrar que é possível produzir nos meios rurais produtos com dimensão económica, e que é através da aposta na imagem de marca certificada dos seus produtos, que a internacionalização da Gastronomia e das Artes Tradicionais dos vários produtos expostos no certame: está ao alcançe de todos! ]
A "Expojovem" recebe a Juventude Monárquica do Séc. XXI com uma nova Imagem. O Mestre António Homem Cardoso fez um retrato muito especial que serviu de tela de fundo para o "stand" da Juventude Monárquica. Os jovens - alguns membros da Juventude Monárquica - posaram frente à Torre de Belém, lembrando o universalismo lusíada, fruto das nossas descobertas. A presença da Família Real simboliza a ligação do nosso passado com o futuro.
Juventude Monárquica de Lisboa [2006]
O logotipo que esteve em vigor nos anos 2006 a 2010, é da autoria da Art Director que realizou a 1ª Campanha de Imagem da Juventude Monárquica de Lisboa: Maria Sobral Mendonça
Reflexão Monárquica
Fazemos Monarquia!
LIGAÇÕES
Casa Real Portuguesa
Família Real Portuguesa.
SS.AA.RR. Os Duques de Bragança
Comissão D.Carlos 100Anos
www.dcarlos100anos.pt
Placa Evocativa Regicídio
2006~Terreiro do Paço~Lisboa
Capas de Revista ~ Press
S. A. R. o Duque de Bragança.
Rádio Club [ Hoje, No Ar! ]
S. A. R. o Duque de Bragança, no "Minuto a Minuto": entrevista conduzida por João Adelino Faria. Clike na Imagem e OIÇA!
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