quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ideias para Ler em Tempo de Férias.

[ Professor Dom Thomáz de Mello Breyner - Conde de Mafra (1866-1933) - foi um notável médico da Coroa e grande amigo do Rei D.Carlos e da Família Real. Homem de grande cultura e senhor de um carácter inabalável, leal ao seu Rei e à sua Pátria, foi sem dúvida nenhuma: Um grande Homem da sua Época! O Livro " Diário de um Monárquico", é um documento Histórico escrito sem preocupações literárias, em estilo de relato e diário, com apreciações registadas dia a dia, através de notas e apontamentos, onde fica expresso o seu sentir, paixões e o jogo dos interesses disputados na época em que viveu. Dos nove cadernos de apontamentos e de "notas de viagens e mais cousas" que escreveu, conta com um diário de trinta e seis anos escrito por quem viveu por dentro de acontecimentos que refletem o ambiente da vida social e política do País. Publicou também vários trabalhos científicos sobre a sua especialidade que após a sua morte foram entregues à Faculdade de Medicina de Lisboa. Esta edicção de 284 Páginas, reune seis anos dos trinta e seis do "Diário de um Monárquico" da autoria do Professor Thomáz de Mello Breyner - Conde de Mafra -, com a transcrição, selecção, anotações e nota prévia de Gustavo de Mello Breyner Andresen, acrescentando ainda que para a imagem de capa deste Livro, selecionou a "Cor verde esperança, com a reprodução dos retratos de Sua Majestade o Rei D. Manuel II de Portugal e da Rainha Augusta Victória". Em Nota Prévia do livro, Gustavo de Mello Breyner Andresen, conclue do seguinte modo:
"...quantos e quantos portugueses, em defesa do seu ideal - Deus, Pátria e Rei - morreram em combate, foram gravemente feridos, foram presos e mal tratados, assassinados, andaram a monte, perderam os seus empregos, tiveram que partir para o exílio e muitos e muitos se arruinaram.
Aqui lhes rendo as minhas homenagens.
Depois......veio o mar e levou tudo."
Praia da Granja, 11 de Agosto de 1994.
"Pensar Real ~ Pensar Portugal", promete que brevemente irá realizar a devida homenagem a este grande servidor da Causa do Rei.]

Sem comentários: