quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Batalha de Aljubarrota em Multimédia Expositiva: O Novo Espaço Cultural.

[ O novo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em Porto de Mós, cujas obras tiveram inicio em 2005, vai abrir ao público a 11 de Outubro, prevendo ter cem mil visitantes por ano. "O investimento total ronda os dez milhões de euros", disse em declarações à Lusa, Isabel Athayde Cordeiro, assessora de imprensa da Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA). O projecto tem vários mecenas privados como o empresário António Champalimaud, o Banco Espírito Santo e a Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto inclui a remodelação quase total do antigo Museu Militar de São Jorge, instalado no Campo de São Jorge, onde se travou a Batalha de Aljubarrota, entre portugueses e castelhanos, em 14 de Agosto de 1385. O Centro desenvolve-se por três núcleos e a sua imagem de marca é a forte componente multimédia. O primeiro núcleo inclui "um enquadramento histórico da batalha de Aljubarrota", visualizado através "de uma vala arqueológica, vestígio da batalha, de um friso cronológico, suportado por um conjunto de cinco ecrãs plasma e que assume a forma de um jornal electrónico do século XIV". No segundo espaço, o visitante tem a oportunidade de assistir, durante 30 minutos, a um "espectáculo inédito, onde se conjugam filme, imagens, som, luzes e efeitos especiais, produzidos numa escala monumental e que descreve com rigor" a Batalha de Aljubarrota. Já o terceiro núcleo do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota "apresenta e descreve factos associados à batalha e à sua época", explicou a assessora. "Aqui, o material em exposição ajuda o público a interpretar factos históricos relevantes, como as armas utilizadas, os ossos dos combatentes, as tácticas militares utilizadas e a actuação dos principais protagonistas". O projecto contempla na zona de lazer, um restaurante e uma Loja de apoio aos visitantes.]
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