quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Presidente da Golegã:Interesse pelo Rei D. Carlos e a Monarquia Europeia [Entrevista]

[ José Veiga Maltez fala da sua política de preservação da identidade única da Golegã, a propósito da Feira Nacional do Cavalo – S. Martinho, confessa o seu interesse pela personalidade do Rei D. Carlos I e diz que está a chegar ao fim do seu ciclo autárquico. Pensar Real~Pensar Portugal publica parte da entrevista realizada pelo o Jornal "o Mirante", ao Presidente da Câmara da Golegã e na qual, José Veiga Maltez expressa sentimentos e razões que o levaram a integrar as Comemorações D. Carlos 100 Anos na Feira Internacional do Cavalo 2008.
(...) “D. Carlos é um Rei interessantíssimo que vale a pena descobrir”
Decidiram integrar as comemorações D. Carlos 100 anos na Feira Nacional do Cavalo. Tem alguma costela monárquica?
Primeiro que tudo sou constitucionalista. Mas repare, na Europa civilizada, a monarquia tem preponderância. Espanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega.
Está a falar como um monárquico.
Eu só não sou monárquico porque não aceito que o filho do Rei, mesmo tendo alguma deficiência congénita, tem que ser rei. Mas os monárquicos rebatem esta minha objecção muito facilmente, arranjam logo uma saída.
O cavalo é monárquico? É, de alguma forma, uma referência da monarquia?
Não. Há essa associação porque a transição para a era do automóvel coincide com o fim da monarquia. É uma coincidência a perda de importância do cavalo ter acontecido na altura da queda da monarquia.
O rei D. Carlos também se deslocava de automóvel.
Sim, sim. Não sei se conhece a história mas o irmão do Rei D. Carlos, o Afonso, era popularmente conhecido pelo “Arreda”. Ele era endiabrado e tinha um automóvel. Quando passava com ele, a velocidades que para a época eram elevadas, pelas ruas de Lisboa, as pessoas gritavam: “Arreda, arreda”.
Voltemos ao Rei D. Carlos. É a fotografia dele a cavalo que foi escolhida para a capa dos programas da Feira Nacional do Cavalo – Feira de S. Martinho, deste ano. Ele tinha alguma ligação à Golegã?
Para além de qualquer ligação D. Carlos é um Rei interessantíssimo que vale a pena descobrir. Era um cientista, um pintor, um diplomata. E para além de todas as qualidades que lhe são reconhecidas era um exímio apaixonado pelo cavalo.
Há registo da vinda dele regularmente à Golegã?
Penso que não. Nunca procurei. Quem vinha aqui regularmente era o pai dele, o Rei D. Luís. Foi várias vezes fotografado pelo Carlos Relvas. Dizem que o Carlos Relvas foi uma das testemunhas de baptismo de D. Carlos.
No dia de S. Martinho (11 de Novembro) é inaugurada a Exposição “D. Carlos, um Rei Constitucional” e o Coronel José Henriques profere uma palestra sobre o tema “D. Carlos e o Cavalo”…
E vou receber pela primeira vez o legítimo herdeiro da coroa portuguesa em acto oficial.
Nunca teve oportunidade de o receber antes?
Eu só poderia receber oficialmente D. Duarte Pio de Bragança após 2006, altura em que o Estado Português deliberou conceder-lhe representatividade política, histórica e diplomática. Eu como Presidente de uma Câmara Municipal da República Portuguesa posso agora recebê-lo oficialmente, o que farei com todo o gosto.
(...)
Pensar Real~Pensar Portugal, que esteve representado pelo Presidente da Juventude Monárquica de Lisboa, Joel Moedas Miguel, nas cerimónias que integraram as Comemorações D. Carlos 100 Anos, neste evento que acolheu milhares de visitantes nacionais e estrangeiros, irá publicar brevemente, imagens da visita oficial de S.A.R. o Duque de Bragança à Feira Internacional do Cavalo de 2008. ]
VER + ENTREVISTA :
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=364&id=48235&idSeccao=5410&Action=noticia

Sem comentários: